21 de julho de 2008

MP3 no Linux: Tags


Para quem nunca ouviu falar, tags MP3 são informações anexadas aos arquivos MP3, que contém dados sobre a música em questão, como autor, título, álbum, ano de lançamento etc. Para quem quiser saber mais sobre as tags MP3 basta dar uma lida em [1]. O que precisamos saber é que estas tags MP3 são chamadas de ID3 e que existem, pelo menos, três versões que definem quais e como as informações serão gravadas: ID3v1, ID3v1.1 e ID3v2. Por sua maior flexibilidade, as tags ID3v2 são mais utilizadas atualmente, por isso o todo processo de gerenciamento de tags aqui descrito, tem como alvo esta versão.

Muitos players utilizam as tags ID3 para, por exemplo, exibir informações sobre a música atual, para baixar algum conteúdo na Internet relativo à música (como a capa do disco) ou para se comunicar com sites como o Last.FM. Assim, caso estas tags estejam inconsistentes, a comunicação não será possível ou poderá conduzir a resultados indesejados.

As tags existem para prover uma melhor organização das músicas e permitir a detecção das mesmas por parte do sistema, mas editá-las nem sempre é fácil. Muitos players permitem que o usuário edite as tags das músicas diretamente por ele, mas como o propósito principal dos players é de tocar as músicas, a edição massiva de tags por eles acaba sendo muito difícil. Por causa disso foram criados programas específicos para edição das tags.

Um ótimo programa, na minha opinião, para realizar a edição massiva de tags é o EasyTAG, um software livre, multiplataforma, escrito em GTK+, que facilita muito este trabalho. A instalação do programa no openSUSE foi bastante traquila. Não sei exatamente em qual repositório o EasyTAG se encontra, mas tendo o Packman e o Guru cadastrados no YaST (veja [2]), basta procurar por easytag (sem as aspas) dentro do gerenciador de pacotes do YaST e mandar instalar o pacote easytag. Instalado o programa, um ícone do mesmo será adicionado no menu principal da distribuição, sub sessão Aplicativos/Multimídia. Para iniciá-lo basta clicar lá ou, na caixa de pesquisa deste mesmo menu, buscar por easytag e pressionar ENTER.

O EasyTAG mantém um diretório padrão para busca de arquivos MP3. Este é o diretório onde ele, sempre ao iniciar, procura por arquivos MP3 para terem suas tags editadas. Eu prefiro alterar a localização deste diretório para um diretório que eu mantenho dentro da minha pasta pessoal para edição de tags. Dessa forma eu faço o seguinte: dentro do meu diretório pessoal eu tenho uma pasta chamada tmp que eu criei para manter arquivos temporários ou que tem de ser verificados. Dentro do diretório tmp eu criei uma pasta chamada Music e dentro dela eu coloco todas as MP3 que precisam ter as suas tags editadas. Feito isso, dentro do EasyTAG, na opção Configurações/Preferências, guia Navegador, campo Diretório Padrão, eu defino o caminho da pasta que eu criei para armazenar as MP3 que precisam ser editadas. Feito isso, deve-se clicar no botão Salvar e reiniciar o programa para que a nova alteração surta efeito.

Ao iniciar novamente o EasyTag, serão carregadas apenas as músicas que se encontram dentro do diretório ~/tmp/Music (caso seja seguido o padrão aqui proposto) e as músicas estarão prontas para terem suas tags editadas. O EasyTAG possui uma interface bastante simples. Analisemos a figura 1.
Figura 1. Tela principal do EasyTAG.
  1. O navegador de diretórios do programa. Raramente é necessário alterar o diretório atual se estivermos no esquema proposto anteriormente.
  2. Tem-se a exibição dos arquivos MP3 presentes no diretório selecionado. No caso da figura, esta parte está em branco pois não há nenhum arquivo neste diretório.
  3. Principal do programa: a seção do onde pode-se alterar cada tag. Para se alterar determinada tag, basta selecionar a música no campo 2 e alterar a tag desejada no campo 3 com o valor correto. Cabe lembrar que para que a alteração surta efeito, o botão que se localiza logo após cada tag deve ser marcado após a colocação do novo valor na tag. O interessante e que facilita o trabalho, é que vários arquivos podem ser alterados de uma só vez. Imagine que você possua várias músicas do Pearl Jam e quer colocar o nome Pearl Jam no campo Artista em todas. Sem problema! Selecione todas as músicas da banda no campo 2 e no campo 3, na tag Artista, escreva Pearl Jam e clique no botão que se localiza logo a frente da caixa Artista.
  4. Registro de todas as tarefas que deverão ser realizadas com os arquivos. O EasyTAG apenas executa as ações necessárias durante o salvamento dos arquivos (veremos isso adiante).
  5. Verficar Arquivos. Este botão é especialmente usado para se renomear os arquivos com base nas tags. Eis aqui um recurso que eu julgo importantíssimo para a organização das músicas no computador, pois podemos organizar as músicas em pastas de acordo com as tags que acabamos de definir. Pretendo falar sobre organização dos arquivos MP3 no próximo artigo da série. O que nos cabe saber neste ponto é que este é o botão que organizará as nossas MP3s.
  6. Botão de salvamento. Após definirmos tudo o que deve ser feito, basta clicar neste botão para que as alterações surtam efeito. Caso não seja feito o salvamento, ao sair do programa a janela de salvamento é automaticamente executada para que o usuário defina se salvará ou não as alterações feitas.
Ao terminar o salvamento, basta mover as músicas do diretório usado para editar as suas tags para o diretório que cada um usa para armazenar as suas músicas (e.g., ~/Musicas). Creio que este último passo seja de suma importância do ponto de vista da organização, visto que a retirada das músicas daquele diretório indica que as mesmas já estão arrumadas e numa futura execução do EasyTAG não serão editadas sem querer.


Resumidamente: crie um diretório para armazenamento temporário das músicas, instale o EasyTAG e configure-o para acessar aquele diretório. Abra o EasyTAG, ajuste as músicas e salve. Mova as músicas prontas para o seu diretório de armazenamento definitivo.


O que eu descrevi aqui foi apenas um meio que eu uso para editar as tags das minhas músicas. Não impede qualquer um de procurar uma outra solução, como um novo programa ou uma nova maneira de utilização do programa sugerido. Só quero deixar claro que isto funciona para mim e pode funcionar para mais alguém! O que vale a pena ressaltar é que o Linux mostra-se cada vez mais próximo do usuário final e este fácil gerenciamento de músicas é prova disto.

No próximo artigo eu escreverei sobre a maneira que utilizo para organizar as minhas MP3s. Depois disso, ficará mais fácil encontrar a quarta música do segundo álbum do Pearl Jam! :D



Série Completa

Nenhum comentário:

Postar um comentário