15 de outubro de 2008

Internet Explorer e Imagens PNG com Transparência


Como a maioria dos bons blogueiros, costumo acompanhar os acessos ao meu blog (uso o Google Analytics) e um dos vários relatórios que a ferramenta que eu utilizo possui, consegue me informar sobre o sistema usado pelo visitante (àqueles que não conhecem, não se assustem: são apenas dados técnicos – nenhuma informação pessoal é enviada). Por isso eu comecei a tentar entender o visitante, pelos softwares que ele utiliza e acabei me surpreendendo com um fato: apesar deste blog não tratar de produtos da Microsoft (pelo menos não até agora), a maioria dos meus visitantes utilizam Windows como sistema operacional e o Internet Explorer (IE) como navegador.

Eu não escondo de ninguém que considero o IE uma bomba caseira da Microsoft. Para mim, o Firefox está anos luz à frente dele e vai ser muito difícil mudar esse cenário. Mas o fato é que, mesmo eu não gostando, algumas (muitas) pessoas que acessam o blog, utilizam este programa e por isso eu me senti obrigado a testar a página no IE. Achei que tudo funcionaria perfeitamente, já que as tecnologias que utilizo aqui são multiplataforma, mas acabei descobrindo que não. Na verdade, tudo funciona bem, exceto pela renderização de imagens PNG com transparência.

Depois de um tempo pesquisando na Web, descobri que as versões do IE inferiores à 7 possuem este problema e para solucioná-lo, o template do blog deve ser alterado. Não é uma alteração muito grande. De fato, é um enxerto que se faz no template, para que as transparências nas imagens PNG possam ser renderizadas corretamente no navegador-bomba da Microsoft. Os procedimentos são poucos e simples:
  1. Suba o arquivo a seguir para algum servidor acessível pela Internet ou para a raíz do seu site: pngfix.js.
  2. Acesse o template do seu blog e adicione as seguintes linhas nele (lembre-se de alterar o valor da propriedade src para o link do script obtido no passo anterior):

<!--[if lt IE 7.]>
<script defer type="text/javascript" src="pngfix.js"></script>
<![endif]-->

Feito isso, salve o template e, se tudo foi feito corretamente, o problema já deve estar resolvido (para mim funcionou: testei no IE6).

O IE não é exemplo de segurança e versões antigas dele, são mais inseguras ainda, isso sem contar com a falta de compatibilidade com novos padrões e tecnologias (este problema é um exemplo). Contudo, essa questão sobre utilização de versões antigas de softwares não é exclusividade do IE e por isso é uma boa prática manter os seus programas atualizados. Assim fica a dica: se você gosta do IE, atualize para a versão 7. Se deseja conhecer outros navegadores, experimente o Firefox. Mas, seja qual for a sua opção, mantenha seus programas atualizados, pois é primordial para a sua segurança.

As novas versões dos 4 grandes navegadores (Firefox, IE, Chrome e Opera) e uma campanha contra o uso do IE6 podem ser obtidas através do site Save the Developers.

 


Leia Também

Nenhum comentário:

Postar um comentário